Tratamento para Engravidar

Para a grande quantidade de mulheres que desejam ser mães algum dia, existe um obstáculo em seu caminho: a infertilidade. E o pior é que muitas só descobrem essa condição depois de estarem tentando por algum tempo tendo relações desprotegidas com seu parceiro. Nesse texto, para alegria de quem deseja uma gravidez, falaremos dos tratamentos disponíveis para engravidar.

Tratamento para engravidar

Tratamento para engravidar

Descobrindo o problema

O primeiro passo é procurar um médico urologista, afinal, a infertilidade masculina é responsável por 50% dos casais impossibilitados de engravidar, e o exame que diagnostica essa infertilidade é bem mais simples de ser realizado. É colhida uma amostra de sêmen e se fazem exames de sangue.

Infertilidade Masculina

A Infertilidade Masculina e a causa de cerca de 50% dos diagnósticos em casais que procuram engravidar, mas não consegue.

Já para diagnosticar a infertilidade feminina podem ser pedidos uma bateria de exames: exames de sangue que detectam os níveis de hormônio ou condições imunológicas que previnam a gravidez, histerossalpingografia (que examina a anatomia das trompas, ovário e úteros), ultrassonografia endovaginal (para avaliar anomalias uterinas e ovarianas ou presença de miomas) e algum outro mais específico.

Infertilidade

Infertilidade e umas das principais causas de casais que não conseguem engravidar.

A partir daí, o ideal é procurar um especialista em reprodução humana, que irá efetuar um diagnóstico para a condição de infertilidade e receitará um possível tratamento. Isso é feito não só por meio dos resultados dos exames acima, mas também há muitas conversas sobre o histórico familiar e pessoal dos parceiros que desejam um filho.

Causas e Tratamento para engravidar

A infertilidade tem uma dezena de causas, e cada uma exige um tratamento específico que deve ser recomendado por um médico especialista. É importante que você não tente tratamentos com auto-medicação pois as consequências podem ser graves.

Endometriose – No Brasil, acredita-se que 7 em cada 10 mulheres sofrem de endometriose, que é uma das principais causas de infertilidade. Isso acontece quando algumas células do endométrio, o tecido que cobre o interior do útero, acabam indo parar em outro lugar, seja nas tubas, na pelve, etc. O tratamento para engravidar nesse caso pode ser feito com cirurgia ou, em casos mais graves, com a fertilização in vitro.

Tratamentos para engravidar'

O tratamento aumenta as possibilidades e esperanças do casal de ter seu bebê.

Problemas na ovulação – Produção de poucos óvulos ou nenhum, ou até óvulos de baixa qualidade podem resultar em infertilidade. Nesse caso, ou é feita a indução da ovulação através da ingestão de hormônios ou remédios para estimular a produção de óvulos, e em caso deles serem de baixa qualidade, é preciso fazer uma fertilização in vitro com uso de óvulos de uma doadora. Assim, os espermatozoides do parceiro são recolhidos e é feita a fertilização com os óvulos doados, para que o embrião seja implantado no útero.

Problema nos espermatozoides – Caso haja poucos espermatozoides no sêmen ou eles tenham formato anormal e até pouca mobilidade, pode ser aumentar a produção deles através do uso de remédios. Caso o espermatozoides seja de má qualidade, pode-se usar um sêmen de um doador, e é realizada a fertilização in vitro.

Ovários policísticos – Essa síndrome se caracteriza pela existência de cistos nos ovários devido à alta concentração de testosterona no sangue, dificultando o processo de engravidar. O tratamento nesse caso é feito com remédios estimuladores da ovulação ou, se necessária, a fertilização in vitro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *