Teste de ovulação

Para quem sempre teve dificuldade em estipular o próprio período fértil, a indústria farmacêutica criou o produto ideal: um teste de ovulação, com até 98% de confiabilidade, totalmente higiênico, que utiliza uma pequena quantidade de saliva ou urina. Através desse teste, fica infinitamente mais fácil planejar ou tentar uma gravidez, o que faz desse teste um importante aliado para quem quer ter logo um bebê nos braços.

Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre o que são e como funcionam o teste de ovulação.

Teste de Ovulação

Teste de Ovulação

Fases do ciclo menstrual

Para quem não sabe com precisão como funciona o ciclo menstrual, o dividiremos em fases.

isto é, junto com o sangramento da menstruação. Na segunda, há o recomeço da produção dos hormônios que prepararão o corpo e os órgãos reprodutivos para carregar um embrião, se for o caso. A terceira fase, especialmente importante para quem quer engravidar, é a fase fértil, e é nela que ocorre a ovulação. A quarta é a fase lútea – depois que o óvulo é liberado, o folículo ovariano se desenvolve em uma estrutura temporária para liberar progesterona, e caso o óvulo não seja fecundado, ele se degenera. A quinta e última fase é bem conhecida: trata-se da TPM, quando aparecem certos sintomas desagradáveis que precedem a menstruação.

Ovulação e Período fértil

Antes de ocorrer efetivamente a liberação do óvulo, há um pico do hormônio FSH, que causa o desenvolvimento de um folículo ovariano, que mais tarde libera o óvulo. Esse óvulo caminha através das trompas de Falópio em direção ao útero, para esperar o encontro com um espermatozóide. Quando não há fecundação, o óvulo maduro é dispensado junto com a menstruação – que nada mais é do que o revestimento interno do útero que desabou. É importante saber sua fase fértil, pois só durante ela será possível engravidar.

Como funciona o teste

O teste de ovulação é muito parecido com o teste de farmácia de gravidez, embora tenha uma diferença essencial: para diagnosticar seu período fértil, tem de ser realizado pelo menos cinco vezes, em dias seguidos e no mesmo horário. Geralmente ele vem em um suporte de plástico com um pequeno visor, e em uma das pontas fica a fita absorvente. Identificando a disparidade hormonal de LH, que ocorre quando o corpo está para liberar o óvulo, o teste acusa positivo.

Como realizá-lo

Cada teste é diferente por conta das marcas, mas geralmente trata-se de um kit composto por cinco fitas absorventes que devem ser usadas em dias consecutivos à mesma hora. Como é preciso não beber muitos líquidos, comer ou escovar os dentes, o ideal é que se use a primeira urina ou saliva da manhã. Para ler o resultado, deve-se primeiro fazer com que a fita absorvente entre em contato com a secreção escolhida, e depois de algum tempo (indicado na bula), olha-se o visor. Se houver uma linha colorida, o resultado e positivo, e caso não haja nenhuma alteração, o resultado é negativo. Em caso positivo, a ovulação ocorre em até 48h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *