Teste de Fertilidade

Para quem já vem fazendo tratamento de fertilidade, principalmente aqueles que envolvem a anovulação, já existe um importante aliado: os testes de fertilidade de farmácia. Assim como os testes de gravidez, eles têm um índice alto de confiabilidade quando usado corretamente – 98% – e podem ajudar a descobrir se você ovulou e ainda ter uma ideia de quando isso acontece para que possa reforçar as tentativas de engravidar. Continue a ler o artigo e saiba mais sobre o assunto.

Como age o teste de fertilidade?

Antes de falar especificamente do produto, temos que ter alguma de ideia de como funciona o balanço hormonal do ciclo menstrual. No começo do ciclo menstrual normal, há a liberação do FSH, ou hormônio folículo estimulante, que fará com que um folículo comece a se desenvolver e se transformar num óvulo. Esse folículo começa a produzir estrogênio, que estimula a liberação pela hipófise do hormônio luteinizante, ou ainda, LH. Esse hormônio induz à liberação do óvulo, e mais tarde, transformação do folículo em corpo lúteo.

Teste de fertilidade

O teste de fertilidade e muito semelhante ao teste de gravidez, ele pode ser feito de forma simples, rápida e indolor.

Em casos em que a infertilidade feminina é causada pela anovulação ou falta de ovulação, esse processo não ocorre. Por isso, o ginecologista ou especialista em reprodução indicará um indutor de ovulação. Ele age diretamente nas glândulas do corpo de modo a gerar a ovulação, que é caracterizada por um pico de LH. O teste de fertilidade funciona quase como o teste de gravidez comprado na farmácia: ele mede, na urina, a presença desse pico de LH no corpo.

Como é feito

É quase como um teste de gravidez. O teste mede a quantidade de hormônio LH na urina, então é preciso recolher a primeira urina da manhã em um recipiente limpo e mergulhar, por alguns segundos, uma fita de teste. Cada caixa do teste costuma vir com cinco faixas, que devem ser utilizadas tendo em mente a metade do ciclo menstrual, que é quando a ovulação costuma acontecer. Quando a faixa exibe uma linha escura, igual a linha de teste, quer dizer que a ovulação poderá ocorrer até dali a 36h e você estará em fase fértil, o que significa que se manter relações sexuais nesse período terá grandes chances de engravidar.

Uma outra forma de utilizar o teste é esperar sentir os sintomas de ovulação – dor no ovário, aumento da temperatura basal, alteração no muco cervical – e aí realizá-lo, para confirmar o dia da ovulação com mais precisão.

Onde encontrar

Esse tipo de teste pode ser facilmente encontrado em farmácias, mas recentemente muitos fóruns de gestação têm falado de um tipo de teste que vem com vinte tiras para medição e é encontrado no Mercado Livre. Não há garantias que seja um teste seguro como é o caso de um comprado na farmácia.

Desvantagens

A grande desvantagem do teste está no fato de ele medir apenas o pico hormonal, logo não se sabe se houve mesmo a ovulação ou se o óvulo produzido é saudável. O ideal, nesse caso, é procurar seu médico e falar sobre esses resultados com ele. Ele provavelmente irá requerer outros exames para garantir que sua ovulação é saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *