Quem já está a algum tempo tentando engravidar, já deve ter ouvido falar das tabelas de fertilidade. Elas são feitas porque algumas vezes leva muito tempo para que um casal engravide, mas não por conta de infertilidade, e sim por não entender como funcionam os dias férteis. Aliás, existem milhares de condições para um casal não engravidar – se vocês já estão tentando há mais de um ano, procurem um especialista em reprodução humana: um dos dois pode ser infértil, pode haver deficiência nos espermatozóides ou nos óvulos, alergia ao sêmen e até ser apenas uma coincidência infeliz de relações sexuais fora dos dias férteis.

Fertilidade
Saiba quais o dias certos, onde a mulher esta mais fértil através de uma simples tabela da fertilidade.

O que é a tabela de fertilidade?

Conhecida como “tabelinha”, a tabela de fertilidade trata-se do monitoramento do ciclo menstrual e suas fases, principalmente a ovulatória.

Pra que serve?

Usada há centenas de anos como método contraceptivo, a tabelinha na verdade serve mais para verificar em quais dias a probabilidade da concepção acontecer é mais alta do que o contrário. Como método contraceptivo, ela só poderia dar certo com quem tem ciclos muito regulares, e mesmo assim é possível que aconteça uma gravidez indesejada.

Como funciona a tabela de fertilidade?

Tabela de fertilidade
Tabela de fertilidade

Tomaremos como referência um ciclo de menstrual de 28 dias, que é o mais comum. Apartir do primeiro dia de sua menstruação, um novo ciclo acabou de se iniciar, e lá pelo sétimo dia um óvulo começará a ser preparado para ser liberado. Entre o sétimo e décimo primeiro dia, o revestimento do útero onde o embrião se fixa começa a engrossar e a ser irrigado por vários vasos sanguíneos. Por volta do décimo quarto dia, ocorre a ovulação, que é a liberação de um óvulo pelos ovários. Ele viajará pelas tubas de falópio e ficará no útero, e se for fertilizado por um espermatozóide, se fixará no endométrio e ocorrerá a gravidez. Se não, lá pelo vigésimo quinto dia do ciclo haverá queda dos hormônios, o que provocará desabamento da camada interna do útero e aí ocorre a menstruação.

Como usar a tabelinha para engravidar?

Através dela, você estará plenamente ciente de seus dias férteis, e deve ter relações sexuais nesses dias para que haja a fecundação de um óvulo. Mesmo assim, esse não é um método infalível, já que pequenas variações corporais podem causar discrepância nas datas de ovulação ou impedimento da gravidez.

Periodo fertil relaxao sexual
Mantenha relações durante seu período fértil, irá aumentar as changes de engravidar.

Como saber se estou ovulando?

É possível se dar conta da ovulação por diversos aspectos do corpo, por exemplo, uma dor aguda e momentânea do lado direito ou esquerdo do baixo abdômen. Também pode-se realizar medição da temperatura basal do corpo diariamente, pois no dia da ovulação ela estará levemente alterada (por exemplo, se todos os dias sua temperatura é de 36,5, no dia da ovulação você pode apresentar 37 graus).

tabela de fertilidade calendario
Utilize um calendário ou qualquer outro marcador para saber quando você estará ovulando.

Pode-se também observar o muco cervical, cuja textura frequentemente é considerada um indicador da ovulação. Ele geralmente é viscoso e branco, e no período mais fértil se torna mais elástico e com textura de clara de ovo, para agir como meio onde passarão os espermatozóides.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

NO COMMENTS

Leave a Reply