Será que estou grávida? Como saber, Sintomas e Exames

Para mulheres em idade fértil e sexualmente ativas, essa não é uma dúvida incomum. Para aquelas que desejam finalmente ter um bebê nos braços, uma mera dúvida pode te fazer aumentar as esperanças, pra acabar decepcionada. Já para quem não deseja uma criança agora, é importante ficar de olho no método contraceptivo que você está utilizando. Além disso, não custa lembrar: anticoncepcionais, DIU e os outros contraceptivos não previnem doenças transmitidas sexualmente.

Se você esta se perguntando “Será que estou grávida?“, mas não quer correr para o médico, aqui vão algumas dicas que você pode seguir para saber:

Será que estou Grávida

Será que estou Grávida

Conheça seu ciclo menstrual

Resumidamente, o ciclo menstrual funciona assim: é liberado um óvulo, que espera algum tempo nas tubas de falópio para ser fecundado por um espermatozóide. Quando isso não acontece, a camada interna do útero descama e desaba, levando também esse óvulo. Levando em conta um ciclo de 28 dias e que sua menstruação aconteça por 5 dias, do sexto ao décimo dia, ainda não há óvulo para ser fecundado. Entretanto, entre o décimo primeiro e o décimo sexto dias, o corpo se encontra em fase fértil. Conhecendo bem seu ciclo, você saberá quais são seus dias férteis, e caso tenha tido relações desprotegidas nesses dias e não toma nenhum contraceptivo, fique de olho porque uma gravidez pode aparecer.

É importante lembrar: esse não é um método 100% eficaz de diagnosticar ou prevenir gravidez.

De olho nos sintomas da gravidez

Será que estou gravida sintomas

Alguns sintomas são de extrema evidência para esclarecer essa duvida, confira abaixo alguns dos sintomas mais comuns nas mulheres que acabam de engravidar e estão se questionando, mas lembre que podem serem sintomas falsos, não se anime de imediato ou entre em choque.

É comum que quem engravide demonstre alguns sintomas iniciais da gravidez, muito parecidos com os da tensão menstrual.

Atraso menstrual
Esse é o mais problemático, porque dezenas de condições podem provocar um atraso na menstruação, até a ansiedade pra que ela venha!

Inchaço abdominal
Nada muito pronunciado, mas por conta da grande movimentação na pelve, pode haver um pouco de inchaço.

Cansaço
Os altos níveis de progesterona deixam a grávida super cansada e com muito sono.

Vontade constante de urinar
Por conta de um hormônio que começa a ser produzido assim que o embrião se instala no útero, é comum começar a ir mais vezes ao banheiro.

Pequenos sangramentos
Não dá pra confundir com a menstruação, porque é em bem menor quantidade e apenas sangue, ao invés de pedaços de tecido. Ele ocorre porque o embrião se instalou no endométrio.

Faça um teste de farmácia

Teste de gravidez de farmácia

O Teste de gravidez comprado na farmácia tem quase 100% de acerto em seu resultado, porém se o mesmo der positivo recomenda-se ainda fazer um exame de sangue para ter total certeza.

Se você está demonstrando mais de 2 sintomas e teve relações em seu período fértil, é hora de fazer um teste de farmácia. Esses testes têm até 90% de chance de acerto se forem feitos de forma correta, então leia bem a bula antes de realizá-lo. Procure testes confiáveis em estabelecimentos de renome, para que um teste errado te faça arrancar os cabelos.

Faça um exame de sangue

Sintomas, um teste positivo… Está na hora de visitar o médico ginecologista. Ele pedirá o exame de sangue que detecta beta-hCG, um hormônio produzido pela placenta quando há um embrião fertilizado. Os testes de farmácia também detectam esse hormônio, porém na urina, já o feito através do sangue é mais confiável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *