Sentir as mamas sensíveis, doloridas e até inchadas geralmente não é sinal de que algo está errado, já que esse é um sintoma de várias situações como por exemplo, a famigerada TPM. Nesse artigo, vamos falar sobre as possíveis causas para seios doloridos, cuja nomenclatura médica é mastalgia.

Possíveis causas para seios doloridos

Seios doloridos
Diversas podem ser as causas dos seios doloridos, então confira quais que mais ocorrentes.

Diferentes estágios da gravidez – No começo da gravidez começam a ser lançados vários hormônios na corrente sanguínea para preparar o corpo para a tarefa de gerar um ser humano. Por esse mesmo motivo, os seios ficam doloridos e sensíveis ao toque, com os mamilos escurecidos. Também podem começar a aparecer veias nos seios, já que a circulação de sangue aumenta. Mais tarde, os seios também podem doer por causa de seu aumento para acomodar as glândulas mamárias que estão se desenvolvendo e em breve começarão a fabricar colostro, um líquido amarelado que servirá como alimento para o recém nascido.

Tensão pré-menstrual – O ciclo menstrual tem cinco fases diferentes: a fase inicial é o sangramento, na segunda há o reinício da produç3ão de hormônios para estimular a ovulação, na terceira há o pico de fertilidade com a ovulação, em quarto vem a fase lútea onde é produzida progesterona e por fim vem a fase pré menstrual, em que o corpo percebe que teve todo esse trabalho atoa se o óvulo não for fecundado. Ufa! Ou seja, durante todo esse tempo seu corpo circula vários hormônios e passa por transformações esperando um bebê e quando não há fecundação, há uma queda no nível hormonal. Isso causa irritação, sensibilidade emocional e os seios doloridos, tão característicos dessa fase.

Alterações hormonais – Passar por muito estresse, ganhar ou perder muito peso ou sofrer de alguma doença pode causar desequilíbrios hormonais e atrapalhar seu ciclo menstrual. Durante esse período, você pode se ver enfrentando uma série de sintomas, como a ausência de menstruação, inchaço do corpo, seios doloridos, etc.

Seios doloridos
A mudança de hormônios no corpo da mulher também podem causa dores, sendo que esse tipo de mudança acontece na menstruação, na troca de anti-conceptivo e muitas outras ocasiões.

Uso ou troca de anticoncepcionais – Com uso de todo anticoncepcional existe uma fase de adaptação do seu corpo ao medicamento, em que seu ciclo entra nos eixos para acompanhar a cartela. Para que isso aconteça, seu corpo precisa rever a produção de hormônios e substituí-los pelos hormônios sintéticos que o comprimido contém. É comum que, durante esses primeiros três meses, você sinta os seios inchados e sensíveis.

Sutiãs inadequados – A produção de sutiãs geralmente leva em conta apenas o tamanho do seio, e não o tamanho das costas e da caixa torácica. Isso torna difícil a escolha de um sutiã de tamanho adequado. Isso pode comprimir as mamas, que são uma região bem delicada, trazendo dor e desconforto. A sustentação incorreta pode provocar dor nas costas também.

Conclusão

A mastalgia pode ser um sintoma de diferentes acontecimentos, com diferentes causas e intensidades. O recomendado é que você procure seu ginecologista e anote outros sintomas além da dor nos seios, para que ele possa te diagnosticar de acordo com o seu problema e te recomendar um tratamento, senão para acabar com a dor, ao menos para diminuir seu desconforto.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply