A gestação pode ser um momento mágico: você está gerando um pequeno novo ser e os hormônios da gravidez tratarão de fazer com que sua pele pareça mais viçosa e corada, enquanto seu cabelo pode passar por um estirão de comprimento. A princípio, isso pode parecer ótimo para sua auto-estima, mas depois do nascimento de seu bebê, você pode se dar conta de um fato desagradável: seus cabelos estão caindo! Para saber um pouco mais sobre esse fato, continue a ler.

Queda de cabelo pós parto
Queda de cabelo pós parto

Mudanças da gestação

Já é senso comum: a gravidez inunda o organismo com diversos hormônios, de modo a fazer com que o corpo se adapte a receber, nutrir e dar à luz a um pequeno ser vivo. Entre essas modificações, duas coisas em especial mudam a saúde do cabelo: a circulação de sangue aumenta, por conta do aumento no volume sanguíneo, levando mais nutrição ao couro cabeludo e fazendo o cabelo crescer mais rápido; e as grandes quantidades de estrogênio, um dos hormônios sexuais, fazem com que o cabelo fique só na fase de crescimento e acabe ficando forte e bonito.

A crença de que gestantes têm um aumento de beleza por conta da gravidez não é mito. É tudo culpa dos hormônios, que tornam a pele mais viçosa, dão cor às faces e fortalecem o cabelo, deixando-o longo e bonito.

Fases do fio

O fio de cabelo tem três fases, que em conjunto formam seu ciclo de vida. A primeira fase é a fase de crescimento, na qual está quase 80% do cabelo em sua cabeça. Depois, o cabelo nem cresce e nem cai, apenas continua lá. Por fim, passa pela fase de queda natural, em que se desprende do fio capilar e mantém um certo equilíbrio.

Por que o cabelo cai?

A grande quantidade de estrogênio presente no corpo durante a gravidez faz com que a fase de crescimento seja mais longa, tornando os cabelos não só mais longos como diminuindo bastante a queda natural. Por fim, por volta de três meses após o bebê nascer, os níveis de hormônios começam a voltar ao normal no organismo. Isso faz com que o cabelo retorne ao seu ciclo natural, e todos os fios que estiveram todo este tempo crescendo, caem.

A queda dura por volta de três a seis meses, e pode ser bastante acentuada, mas os cabelos voltarão a crescer novamente. Se a queda está durando mais tempo que deveria ou está especialmente intensa, pode ser hora de procurar um dermatologista para procurar as causas disso. Se for o caso, existem alguns tratamentos com substâncias ou técnicas aprovadas para serem utilizadas durante a amamentação que podem ser aplicadas, como:

Prevenindo a queda de cabelo pós parto

  • Mantenha uma alimentação equilibrada, ou procure tomar um polivitaminico;
  • Procure se manter longe de fontes de estresse;
  • Evite fumar, pois tira os nutrientes necessários aos cabelos;
  • Faça exercícios físicos, que ajudam a regular os hormônios e reduzir o estresse;
  • Evite químicas, como tinturas e alisamentos.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply