Primeira Gravidez

Se ao descobrir uma gestação é comum que os pais estejam cobertos de dúvidas e expectativas, isso acontece em dobro quando se trata da primeira gravidez. Nesses momentos, é preciso que a gestante mantenha a calma e procure imediatamente seu obstetra de confiança, para começar a realizar o pré-natal. Se ainda não possui um, o ideal é perguntar para familiares e amigas que já tenham estado grávidas para que indiquem um profissional. Nesse texto, falaremos de algumas diretrizes pelas quais grávidas podem se guiar para terem a melhor gravidez possível.

Primeira gravidez

Primeira Gravidez

Escolhe o melhor obstetra na sua Primeira Gravidez.

É importante que a gestante estabeleça um laço com seu obstetra, pois é ele que observará a saúde dela e de seu bebê por toda a jornada de sua gravidez. Além disso, faz parte do trabalho do obstetra entender a saúde emocional da grávida e orientá-la sobre como estabelecer vínculos com o bebê, que cosméticos e procedimentos estéticos pode realizar, etc.

Bateria de exames

Antes de qualquer coisa, é preciso realizar uma série de exames, pedidos pelo obstetra, para verificar o estado de saúde da mãe para que isso não interfira na formação do bebê, se tornando uma gravidez de risco. São pedidos exames cardíacos, renais e hepáticos, além de um exame ginecológico completo incluindo uma ultrassonografia. Exames de urina e parasitológico de fezes, hemograma completo e fator RH do sangue também são pedidos. Por último, mas não menos importantes, são feitas avaliações para aferir se a gestante não possui sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, hepatites e outros necessários.

Primeira gravidez Ultrassom

O ultrassom também e uma exame muito importante para a gestante na primeira gravidez e também nas futuras, para verificar se esta em perfeita condição para o seu bebê.

Esses exames são pedidos antes de se engravidar, mas se essas preocupações não forem tomadas, é ideal que já se faça no começo de gravidez, já que algumas dessas condições podem ser tratadas e curadas antes que prejudiquem o feto de alguma forma.

Pré-natal

O pré-natal é parte essencial da gravidez. Trata-se de um acompanhamento médico feito especificamente para e durante a gravidez. Para isso, são realizadas consultas durante toda ela, no começo com menos frequência e com a aproximação do parto, uma frequência maior. Nessas consultas, são coletadas informações sobre a gestação e a grávida e estes são registrados no Cartão da Gestante, por onde os profissionais de saúde podem fazer um acompanhamento ou diagnóstico de sua condição.

Primeira gravidez obstetra

Não se esquece de escolher um obstetra de confiança na sua primeira gravidez, pois o mesmo pode lhe acompanhar em futuras.

Alimentação balanceada

A alimentação de uma gestante serve para, ao mesmo tempo, tornar seu corpo hábil para carregar outro ser e nutrir o embrião que está para nascer. Logo, é preciso foco em uma alimentação extremamente saudável, rica em frutas, legumes e verduras, além de cereais integrais. O ideal é evitar massas, frituras e doces, mas não se deve fazer regime durante a gravidez, sob risco de causar má formação ao bebê por privá-lo de certos nutrientes.

Primeira Gravidez Alimentação

Alimentar-se corretamente também e muito importante na sua primeira gestação, e essencial para a saúde do bebê e uma melhor gestação da mãe com menos riscos de complicações.

Lidando com os sintomas da gravidez

O seu obstetra deve ser informado sobre a extensão de seus primeiros sintomas, já que quando eles são muito intensos, podem oferecer perigo para a vida da grávida ou significarem uma gravidez de risco. Geralmente, como medicação deve ser evitada, os sintomas podem ser tratados com o uso de polivitamínicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *