A gravidez é um processo biológico que não só exige emocional e psicologicamente, como fisicamente do corpo humano. O exercício físico é ideal para manter a boa forma, ter boa circulação e mandar embora o estresse, mas no caso da gravidez também é importante fortalecer as pernas e os músculos pélvicos para sustentar o peso extra que será carregado por nove meses. Uma prática interessante para esse fim é o pilates para gestantes, e hoje falaremos um pouco mais sobre essa atividade física.

Pilates para gestantes
Pilates para gestantes

O que é pilates?

O pilates é uma atividade física que visa manter e aumentar o condicionamento tanto físico quanto mental. Foi criado pelo alemão Joseph Pilates e todos os seus exercícios são de baixo impacto, poucas repetições e não se trabalha com pesos. A popularidade da prática aumentou nos últimos anos, visto que ela oferece aumento da flexibilidade, melhora da postura e definição muscular. Mais que isso, é uma ótima atividade para atletas lesados, idosos e pessoas com dores crônicas, já que há fortalecimento dos músculos sem o desgaste de outros exercícios.

Pilates para gestantes
Pilates e uma atividade física que não exigi tanto esforço como diversas outras, por isso a mesma e tão recomendada a gestantes que buscam algum tipo de exercício para realizar durante seu período gestacional.

Benefícios do pilates para gestantes?

O pilates só tem a oferecer para gestantes. Quando orientado pelo profissional adequado, a atividade física ajuda a aumentar a circulação sanguínea, alongar e trazer flexibilidade aos músculos, fortalecer o assoalho pélvico que será muito necessário em caso de parto normal, aliviar a tensão e ainda aumentar a disposição e auto-estima.

Os músculos pélvicos e abdominais tendem a ficar enfraquecidos durante a gravidez e podem ser fortalecidos através de atividades do Pilates. Exercícios feito sobre o apoio dos joelhos e cotovelos ajuda não só a tirar boa parte da pressão sofrida nas costas mas a estimular o bebê a se encaixar na pelve, se aprontando para o nascimento.

Pilates Gestantes
São inúmeros os benefícios do pilates para a gestante, e se feito de forma correta não representa risco para a saúde da mamãe e nem do bebê.

Como é realizado?

Há grande variedade de exercícios feitos no Pilates. Eles podem envolver bolas de ginástica, aparelhos, fitas elásticas, etc. O interessante da atividade está justamente nisso, já que ela raramente se torna cansativa e é possível ver seu corpo se desenvolvendo a cada nova prática. Cada professor deve ter no máximo dois alunos, já que ele orientará cada nova atividade. Gestantes, idosos e portadores de lesão primeiro precisam de permissão de seus médicos para fazer a atividade.

Pode ser feito em casa?

Muitas vezes, para poupar dinheiro e o esforço de procurar uma academia, muitas pessoas buscam por uma alternativa que possa ser praticada em casa. Esse não é o caso do pilates, visto que as aulas e exercícios têm de ser aplicados e monitorados por um especialista, seja um fisioterapeuta ou profissional da Educação Física.

Pilates é tão inclusivo de pessoas que geralmente não poderiam fazer exercícios não é atoa: cada atividade é pensada de acordo com as condições do praticante, e ele é monitorado constantemente de modo a não agravar ou provocar uma lesão em si mesmo.

Exagero nos exercícios

O excesso de intensidade na prática de exercícios pode ser especialmente danoso para gestantes. Pare de fazê-la se tiver sangramentos, inchaço nos membros inferiores, dores fortes, tonturas ou visão embaçada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

NO COMMENTS

Leave a Reply