Período Fértil: Calcular Período Fértil

Poucas pessoas conhecem todas as particularidades do ciclo menstrual, inclusive suas importantes fases – entre elas aquela especialmente importante pra quem almeja uma gravidez, a fase fértil. Nesse artigo, jogaremos uma luz sobre como funciona esse importante período e como prever quando ele acontece.

Período fértil

Período fértil

Fases do ciclo menstrual

Antes de especificarmos os detalhes sobre o período fértil, é preciso, primeiro, entender quais são as fases de um ciclo menstrual normal.

1ª fase – O ciclo menstrual se inicia no primeiro dia de sangramento. Os hormônios estão baixos, mas o intestino funciona melhor e há menos retenção de líquido.

2ª fase – Uma enxurrada de hormônios volta a ser despejada na corrente sanguínea para começar a esquentar os motores para uma possível gravidez.

3ª fase – Aqui ocorre o período fértil, junto com a ovulação.

4ª fase – Nesse estágio, o folículo que liberou o óvulo se torna uma estrutura temporária para produzir progesterona e estradiol chamado corpo lúteo. Há o engrossamento da camada interna do útero, à espera do óvulo fecundado.

5ª fase – Se não há fecundação, o corpo lúteo se degenera e o nível hormonal despenca. É aí que surgem os sintomas da TPM: retenção de líquido, inchaço, desconforto, prisão de ventre, etc.

O que é, então, o período fértil?

O período fértil é a terceira fase do ciclo menstrual, antecedida pela fase menstrual, que é quando ocorre o sangramento, e fase pós menstrual quando há o reinício da produção de hormônios que preparam o corpo para receber uma nova vida. O período pré menstrual é caracterizado pelo pico de FSH, o hormônio que estimula os folículos ovarianos e causa a liberação do óvulo fértil pelos ovários durante a fase fértil, que se desloca pelas trompas de falópio para ser fecundado por um espermatozóide. Há também a maior produção de estrogênio, o que eleva a sensação de autoconfiança.

Como calcular período fértil

Esta e a fase perfeita para a mulher que seja engravidar.

Como saber que estou ovulando?

Há alguns sinais físicos a serem observados quando a ovulação acontece, e quem se mantém em maior sintonia com o próprio corpo consegue percebê-los melhor. São esses:

Aumento da temperatura basal – Se você medir sua temperatura todos os dias durante o ciclo menstrual, reparará que no dia da ovulação a temperatura sobe ligeiramente. Isso acontece por causa da ação de um hormônio próprio da ovulação, mas é um aumento tão ligeiro que é preciso monitorar com cuidado. Por exemplo, se a temperatura normal é de 36,5ºC, ela costuma estar em 37ºC.

Mudança no muco cervical – A descarga diária de muco cervical é totalmente normal, mas quanto acontece a ovulação, ele costuma mudar de consistência. Se torna menos viscoso, mais elástico, com textura parecida com a da clara de ovo – isso tudo para facilitar a movimentação dos espermatozóides.

Dor característica – Não é muito frequente, mas pode-se sentir uma dor aguda e momentânea no baixo abdômen, indicando a liberação do óvulo, do lado do ovário responsável.

Como calcular o período fértil?

Calcular período fértil

Não esqueça de marcar em um calendário o primeiro dia da menstruação, para que você possa usar de base nas dicas abaixo.

Tudo é mais fácil quando se tem um ciclo regular de 28 dias. Nesse caso, é só contar 14 dias após o começo do sangramento, que aí estará o começo de seu período fértil. Para quem quer ter menos trabalho, é só procurar uma das dezenas de calculadoras de período fértil que existem na internet: você insere quantos dias tem seu ciclo e quando foi a última vez que menstruou, com um clique terá o resultado, ou também utilizando a tabelinha para engravidar, basta  marcar seu primeiro dia de menstruação e um calendário e contar 14 dias, nesse momento estará fértil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *