Por conta da cultura em torno da gravidez, quase todo mundo conhece os sintomas iniciais mais comuns: enjoos matinais, tonturas, desejos por comidas estranhas… Esses desconfortos podem ser bem incômodos, mas, para a surpresa de alguns, nem toda gestante passa por eles. Isso pode causar muita insegurança, já que é uma situação pouco comum. Se é o seu caso, se informe um pouco mais nesse artigo.

Gravidez sem sintomas é normal?

Embora possa parecer algo totalmente inimaginável, médicos confirmam: gravidezes podem não apenas não apresentarem nenhum sintoma como até passarem despercebidas no caso de quem já tem problemas com a falta de menstruação. Além disso, há diversos sintomas de gravidez pouco específicos, que podem indicar outras situações pelas quais seu corpo está passando. Até alguns médicos podem não perceber sua gravidez se não for feito um ultrassom, dependendo de sua forma física e ausência de sintomas.

Gravidez sem sintomas
Gravidez sem sintomas

Por que acontece?

Por diversos fatores. Boa parte dos sintomas de gravidez é causada pela enxurrada hormonal que o cérebro despeja na corrente sanguínea, buscando preparar o corpo para enfrentar esse processo. Entretanto, algumas gestantes têm maior tolerância hormonal, o que faz com que os sintomas não apareçam. Outro motivo muito comum é a presença de microcistose (pequenos cistos nos ovários que impedem a ovulação normal) ou endometriose (células do endométrio acabam se deslocando para fora do útero), doenças que dificultam bastante a gravidez espontânea.

Alguns médicos também acreditam que certos sintomas da gravidez são psicossomáticos, como é o caso de ter desejos por certos alimentos; o que seria intensificado pela sensibilidade emocional e psicológica, além de outros fatores sociais, como a relação com o parceiro, desejo de engravidar, planejamento, etc.

Riscos

Os maiores riscos de descobrir a gestação já muito avançada estão na falta de realização do pré-natal e o consumo de substâncias nocivas ao desenvolvimento do feto, que vão de remédios à drogas ilícitas. O pré-natal serve para criar uma espécie de perfil de gestantes, observando seu histórico médico e garantindo monitoramento de fatores importantes de sua saúde durante a gravidez; além de incluir vacinas e exames importantes quando necessários.

O uso de certas substâncias é extremamente contra indicado durante a gravidez pois elas irão alcançar o feto através da corrente sanguínea, podendo gerar lesões graves no bebê que irão comprometer seu desenvolvimento físico e mental, danificar órgãos vitais ou até mesmo provocar a morte fetal.

Como prevenir?

O planejamento familiar e uso adequado de métodos contraceptivos são as alternativas mais eficazes para não só prevenir uma gravidez indesejada como evitar que ela apareça “de surpresa”. O planejamento familiar é feito pelo casal e define se deverão ou não ter filhos, quantos e quando isso acontecerá, de acordo com suas situações financeiras, emocionais, etc.

O uso de formas contraceptivas adequadas é algo muito pouco divulgado pela nossa sociedade, acarretando um grande número de crianças abandonadas pelos pais ou gerando famílias com mais crianças do que podem cuidar, intensificando a pobreza. Antes de escolher um método anticoncepcional para si, é importante se informar da compatibilidade dele com seu corpo, quando tempo dura e como ele deverá ser administrado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

NO COMMENTS

Leave a Reply