Quem já passou por uma gestação ou acompanhou alguma de perto, sabe que não é tudo um mar de flores. Além do desconforto óbvio causado por vômitos, náuseas e a pressão baixa, a azia e a prisão de ventre darão as caras mais cedo ou mais tarde, vindo acompanhadas ou não de flatulência. Saiba um pouco mais sobre as causas disso e o que fazer para melhorar sua digestão nesse período.

Quais são os sintomas da prisão de ventre na gravidez?

Os sintomas mais comuns da prisão de ventre na gravidez, além da pouca frequência de evacuação, são cólicas, barriga inchada, desconforto e rigidez abdominal, que aumentam ainda mais devido à maior quantidade de gases que fica acumulada no intestino. Os gases também provocam cólicas e inchaço abdominal.

Gases na gravidez
Você sabe como lidar com os gases na gravidez? Confira abaixo dicas para aliviar os sintomas, e porquê os mesmo ocorrem.

Por que acontece os gases na gravidez?

A grande responsável por isso é a progesterona, que age no corpo todo relaxando as ligações dos músculos e até os do sistema gastrointestinal. Isso tem o propósito de ajudar a comprimir tudo para que o útero, cada vez maior, fique bem acomodado, mas também faz com que o intestino trabalhe mais devagar, produza mais gases na gravidez e incômodo. Além disso, quanto mais avançada for a gravidez, maior é a pressão que o útero faz sobre o intestino. Com a digestão quase parando, as bactérias que vivem normalmente no intestino produzem gases normalmente e eles acabam ficando presos no tubo digestivo gerando desconforto. Parte do ar dos gases também pode ser engolido junto com os alimentos.

Que medicamento posso usar para melhorar?

Nenhum, sem consulta prévia ao seu médico. Laxantes naturais, chás e óleos também devem ser evitados, já que podem prejudicar o bebê de alguma maneira e até provocar contrações antes da hora, aumentando o risco de aborto.

O que fazer?

Mais que um problema realmente, a prisão de ventre e os gases ocasionados pela gravidez são mais como incômodos. Algumas pequenas mudanças de hábito poderão te ajudar a diminuir os sintomas e continuar a ter uma gravidez saudável.

Para a prisão de ventre:

  • Faça exercício físico de acordo com seu condicionamento;
  • Ingira fibras, seja na forma de frutas, legumes e cereais, seja na forma de preparados – mas consulte o obstetra antes;
  • Beba bastante água, pelo menos dois litros por dia;
  • Ingira alimentos que contenham bastante água: melancia, chuchu, tomate, etc (Confira mais dicas de dieta para gestante!);
  • Converse sobre a troca de suplementos de ferro com seu médico.

Para diminuir os gases:

  • Não fale enquanto come;
  • Faça um diário para descobrir que comidas aumentam mais os gases;
  • Evite feijão, lentilha e couve flor, mas de acordo com o diário, reintroduza-os na sua dieta aos poucos pra saber qual deles evitar totalmente;
  • Se for intolerante à lactose, prefira os laticínios à base de soja;
  • Não consuma frituras ou alimentos com muita gordura, que retardam mais ainda a digestão;
  • Faça pequenas refeições ao longo do dia;
  • Evite bebidas gasosas ou líquidos durante as refeições;
  • Não use roupas apertadas na cintura ou barriga, prefira as folgadas e confortáveis;
  • Aprenda técnicas de respiração.
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