Festas

Lembrancinha de maternidade doces
Lembrancinha de maternidade doces

Você já deve ter passado por essa situação: uma amiga ou parente acaba de dar a luz a um filho, e você mal vê a hora de ver a criança e encher a mãe de mimos. Como é costume da nossa sociedade dar lembrancinhas em grandes acontecimentos, quem visita os pais costuma ganhar um pequeno mimo como forma de agradecimento pela presença e carinho. O difícil mesmo é ter ideias criativas, originais e que não custem uma fortuna. Hoje falaremos de algumas sugestões.

Dicas de lembrancinhas de maternidade

Doces – Pirulitos de chocolate, cake pops, pães de mel ou balas de coco recheadas são ótimas opções pra alegrar a chegada de um bebê. As receitas são facilmente achadas na internet e há muitas doceiras especializadas que podem atender sua encomenda. Para dar um up no presente, dá pra cobri-los com tecido colorido e usar uma etiqueta com o nome do recém nascido, pra ninguém esquecer. Outros doces comuns são charutos de chocolate, biscoitos ou brigadeiros de potinho.

Lembrancinha de maternidade doces
Lembrancinha de maternidade doces

Álcool em gel – A higiene é especialmente importante se tratando de um bebê recém nascido e uma mãe se recuperando do parto. Pra isso, basta colocar álcool em gel em pequenas embalagens, usando adesivos personalizados para fazer um rótulo com o nome do bebê. Você pode inclusive dar um cheiro especial misturando óleo essencial ao produto.

Lembrancinha de maternidade álcool em gel
Lembrancinha de maternidade álcool em gel

Aromatizadores – Quem é que não gosta de ficar em um lugar cheiroso? Está em tendência oferecer pequenos aromatizadores de ar na forma de spray, velas ou difusor na forma de lembrancinhas.

Lembrancinha de maternidade aromatizadores
Lembrancinha de maternidade aromatizadores

Bichos de pelúcia – Ao invés de usar bichos de pelúcia grandes, que encarecem a produção, a solução é usar dos pequeninos. Ursos, leões, vai da sua imaginação. Eles ainda podem carregar, amarrado às patas, algum bilhetinho de agradecimento pela presença.

Lembrancinha de maternidade bichinho de pelúcia
Lembrancinha de maternidade bichinho de pelúcia

Mini cosméticos – Para os avós, que merecem algo um pouco mais especial, o melhor é investir em um conjunto de mimos: sabonetinhos, pequenos potes com creme hidrante para as mãos e uma garrafinha com água de colônia encantam e agradam.

Lembrancinha de maternidade cosméticos
Lembrancinha de maternidade cosméticos

Mamadeira recheada – Em lojas de artesanato é muito comum achar pequenos potes em formato de mamadeira. Quer embalagem mais perfeita para a ocasião? Você pode recheá-las com balas, brigadeiro de colher, bolinhas aromatizadoras, ou qualquer outra coisa que preferir.

Lembrancinha de maternidade mamadeira recheada
Lembrancinha de maternidade mamadeira recheada

Chaveiro e medalhas – Você pode encomendar chaveiros com a foto do bebê, em forma de chupeta, ou ainda prender sapatinhos de bebê feitos de tricô ao acessório de montar chaveiros. Pequenas medalhinhas com o nome e a data de nascimento do recém nascido também esbanjam fofura.

Lembrancinha de maternidade chaveiro
Lembrancinha de maternidade chaveiro

Embalagem – Não se esqueça da importância da embalagem nessa situação. Uma caixinha estilizada, coberta de tecido, demonstra que você teve cuidado em planejar a lembrancinha. Caixas em metal tipo lata são práticas e bonitas, fáceis de limpar e decorar – pode-se mandar gravar o nome do bebê na tampa. Sacolinhas também podem ser usadas, se forem daquelas quadradas. No lugar de alças de cadarço, coloque fitas de cetim coloridas.

Lembrancinha de maternidade mamadeira embalagem
Lembrancinha de maternidade mamadeira embalagem

Leia também sobre: Lembrancinhas para chá de bebê.

Aos visitantes, procurem se lembrar que é um momento muito especial para a família. Como mãe e bebê estão se recuperando, é importante aparecer só quando for convidado, de modo a não prejudicar a rotina da nova família.

Festa da branca de neve

Se há algo que encantam crianças de todas as idades, são histórias de princesas. Seja por conta dos lindos vestidos, do romance e do final feliz, os contos de fada que envolvem princesas vencendo obstáculos para encontrarem a felicidade arrasta multidões de crianças ao cinema e move um mercado milionário de brinquedos e merchandising. Na hora de fazer uma festa de aniversário, a paixão pelo personagem é tanta que sua presença é quase exigida. Mas como fazer uma festa das princesas? Saiba agora algumas dicas.

Festa das princesas: 2O IDEIAS para decorar!

Podem-se adotar diferentes ambientes na busca pela decoração da festa. Fazer como se o ambiente da festa fosse um castelo irá fazer imediatamente que o aniversariante se sinta o verdadeiro herdeiro da coroa. Use um tapete vermelho na entrada, abuse de detalhes vermelhos e dourados, invente um brasão para sua família e o que mais seu orçamento permitir. Caso haja um personagem pré-definido, é fácil encomendar ou comprar já prontos apliques em E.V.A. para colar nas paredes, estatuetas para aluguel, faixas e painéis, etc.

Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas Festa das Princesas

Decoração das princesas em questão

Escolher uma princesa específica para realizar a festa pode facilitar e muito na hora de escolher a decoração e o arranjo da comemoração. A Branca de Neve, por exemplo, foi envenenada por uma maçã e vivia com sete anões na floresta – o que pode se tornar docinhos com fatias de maçã e uma decoração cheia de árvores. Elsa, princesa do filme Frozen da Disney, é capaz de controlar o gelo e a neve – o que justifica fazer diversos flocos de neve de papelão firme cobrir com glitter para fazer móbiles, ou encher a caixa de presentes de bolinhas de isopor onde as caixas serão colocadas. A Bela Adormecida, ao espetar o dedo em uma roca, dormiu durante anos em um castelo cercado de espinhos – o que pode se transformar em um painel de galhos de espinhos para ser colocado atrás do bolo.

Decoração da Branca de Neve para festa infantil

Festa da branca de neve Festa da branca de neve Festa da branca de neve

Decoração do Frozen para festa infantil

Festa da frozen Festa da frozen Festa da frozen Festa da frozen

Decoração da bela e a fera para festa infantil

Festa da bela adormecida Festa da bela adormecida Festa da bela adormecida

Descartáveis

Vá a uma loja de festas. Isso já é um passo óbvio para quem está planejando uma festinha, mas o interessante dessas lojas especializadas é que é possível achar diversos artigos descartáveis temáticos: copos, pratos, guardanapo, forros de mesa, chapéus… Todos da princesa escolhida para decorar a festa. E se for uma festa cujo tema simplesmente são princesas em geral e não uma princesa específica, você pode variar nas escolhas.

Chapeuzinho para festa das princesas em forma de coroa
Chapeuzinho para festa das princesas em forma de coroa
Pratinha descartável das princesas
Pratinha descartável das princesas

Fantasias e lembrancinhas das princesas

Permitir que os convidados se fantasiem é um jeito muito interessante de imediatamente já garantir o clima da festa. Entretanto, alugar ou comprar fantasias é algo que nem todo mundo quer ou está disposto a fazer por ser trabalhoso e caro. Mesmo assim, existe um jeito fácil de fazer todo mundo se sentir da realeza: use pedaços de renda para fazer coroas do tamanho de um copo. Depois de colar as pontas do pano e garantir que estão seguras, use tinta spray dourada ou prateada para garantir cor e rigidez ao acessório. Atravesse uma tiara preta e sem acessórios pelos furinhos do pano e está pronta uma fantasia e ao mesmo tempo uma lembrancinha muito especial.

Bolo de Caneca de Microondas
Simples e rápido de fazer o bolo de caneca de microondas se mostra uma opção acessível e rápida de se fazer para uma festa infantil.

Todo mundo adora festinhas infantis especialmente por conta dos doces e salgadinho, sem falar no bolo de aniversário que tem uma legião de fãs. Entretanto, às vezes você pode querer fazer algo diferente: seja para oferecer uma alternativa mais saudável às crianças, seja para economizar. Para te ajudar nessa empreitada, é hora de colocar a mão na massa e prestar atenção em algumas das dicas sobre doces para festa infantil que esse artigo oferece.

Bolo de caneca

Talvez um bolo grande não te pareça a melhor das alternativas: são caros e podem fazer a maior sujeira. Para se livrar desse incômodo, utilize um bolo fantasia (daquele feito de caixas, para decorar) para cantar parabéns e na hora de dividir os pedaços, entregue a cada convidado um cupcake ou bolo de caneca, feito em um copo descartável. Esse tipo de bolo costuma ser muito fácil de fazer, requerendo poucos ingredientes e sendo assado no microondas.

Confira abaixo algumas fotos de bolos de caneca:

Bolo de Caneca de Microondas
Simples e rápido de fazer o bolo de caneca de microondas se mostra uma opção acessível e rápida de se fazer para uma festa infantil.
Bolo de caneca para festa infantil
Um simples e ótimo idéia para sua festa e o bolo de caneca, essa certamente e uma ótima opção para uma festa infantil.
Simples Bolo de Coco na Caneca
Um simples e rápido bolo de coco feito diretamente na caneca e assado no microondas.
Bolo de Caneca
Um bolo tão simples, mas com muita criatividade aplicada na hora de decorar o mesmo, pode dar um ar totalmente diferente a sua festa.
Bolo de cabeca para festa
Também há pessoas que preferem deixar o bolo de caneca para dar de lembrancinha da festa, com uma linda caneca e cartão.

Salada de frutas no copinho

A salada de frutas é saudável, rica em nutrientes, refrescante e muito saborosa. Compre vários copinhos descartáveis com tampa e dentro coloque sua combinação favorita de frutas. A mistura tradicional de banana, maçã e laranja, pode acabar não saindo tão prática. Experimente misturar pedacinhos de morango, manga, kiwi e mamão para uma salada de frutas sequinha e deliciosa.

Sugestões de copinhos e composições:

Salada de frutas no copinho
Salada de frutas no copinho acrílico, facilmente encontrado em casas de artigos para festa, o preço desse tipo de copinho e relativamente baixo, e permite você compor uma mesa repleta de doces, dentre eles a salada de frutas como uma opção saudável.
Salada de frutas festa infantil
Outra opção muito interessante são os copinho coloridos e deixar salada de frutas cortada em pedaços maiores, só atenção com esses copinho pois muitas vezes os mesmos são feitos de um tipo de papel, um papel mais forte, mas se você colocar muito liquido da salada dentro dele, o mesmo pode romper.
Simples salada de frutas para festa
Essa e a prova que uma simples salada de frutas para festa pode virar algo muito elegante e sofisticado, além de agradar grande parte dos convidados de sua festa.

Mini sanduíches

Sanduíches não são apenas salgados, e pra algo ser gostoso não precisa de muito açúcar. Experimente espalhar um pouco de geléia ou creme de amendoim em um pão de forma e coloque outro por cima para fechar o sanduíche. Agora, para fazer render mais, divida os pães em triângulos e retire as cascas. Para garantir que ninguém suje as mãos, já coloque cada triângulo em um guardanapo e ajeite os sanduíches em uma cesta.

Separados algumas sugestões de sanduíches para você:

Sanduíche de pasta de amedoin e banana
Sanduíche de pasta de amedoin e banana
Mini sanduíche de geleia de figo e gorgonzola
Mini sanduíche de geleia de figo e gorgonzola

Espetinho doce

Nada como um espetinho para facilitar o manejo e o consumo dos alimentos. Em um palito de churrasco, organize fatias de frutas diversas, de preferência das mais firmes para que elas não caiam. Você pode usar morangos, pedaços de manga, fatias mais grossas de banana, morangos, cubos de goiaba e o que mais seu coração desejar. Para adoçar ainda mais essa mistura, coloque também pedacinhos de marshmellow no espeto entre algumas frutas. Para garantir que ninguém se machuque, não se esqueça de cortar a parte afiada do palito. Mantenha as frutas frescas colocando os espetinhos na geladeira e tirando só na hora do consumo.

Abaixo algumas sugestões:

Espetinho de frutas
Espetinho de frutas: Uma ótima escolha para você ter em sua mesa de doces.
Espetinho de frutas doces
Procure equilibrar o sabor da frutas, frutas um pouco mais cítricas com as mais doces, para balancear seu espetinho.
Espetinho de morango marshmellow e bolo
Quem disse que seu espetinho deve ser apenas de frutas, invente conforme no exemplo acima onde temos um delicioso espetinho de morango marshmellow e bolo.

Não esqueça os salgadinhos

Espetinho salgado – Para agradar crianças e adultos, faça um tira-gosto rápido espetando um tomate cereja e um cubo de queijo em um palito de dentes. Para acentuar o sabor, tempere um queijo antes de espetá-lo com um pouco de azeite e manjericão.

Espetinho salgado tomate queijo
Espetinho salgado tomate queijo: Um simples e rápido aperitivo que certamente irá agradar os seus convidados.

Chips de legumes – Seja batata doce, beterraba ou cenoura, você pode fazer chips sequinhos e gostosos para colocar em saquinhos para os convidados. Corte os vegetais já limpos e sem casca em fatias finas e coloque em uma assadeira antiaderente. Pré aqueça o forno a 180º e passe uma mistura de azeite e sal sobre os chips, depois assando por vinte minutos (de cada lado da fatia).

Chips de legumes
Chips de legumes esperando para entrar na panela e se tornar um delicioso aperitivo!