Exame de Gravidez: Conheça os principais testes

A menstruação atrasou por mais de quinze dias e você sentiu alguns enjoos matinais? É a hora de providenciar um exame de gravidez, pois você pode estar carregando um filho! É comum que a mulher que suspeita de gravidez fique cheia de dúvidas, medos e queira privacidade sobre o acontecimento, então antes mesmo de ter contato com um ginecologista, você tem algumas opções:

Exame de Gravidez

Exame de Gravidez: Conheças as opções disponíveis para você descobrir se está gravida.

Teste de gravidez caseiro

Não há garantia científica de que esse teste funciona, mas nada como uma crendice popular para movimentar nossas vidas. Nele, a mulher com suspeita de gravidez coloca a última urina do dia em recipiente plástico com tampa. Depois, mergulha-se uma agulha nova e sem uso no recipiente e se espera oito horas. Se a agulha escurecer, mudando de cor, pode ser positivo. Já quando ela não muda, o resultado é negativo. ( Saiba mais sobre o teste caseiro de gravidez aqui. )

Teste de gravidez online

Com um pouco mais de chances de estar correto, para que esse tipo de teste funcione é necessário que você seja totalmente verdadeira. Nele, você informa todos os sintomas que tem sentido, como enjôos, atraso da menstruação, se teve relações sexuais desprotegidas ou se ovulou recentemente. O resultado positivo desse teste deve servir como incentivo para que se procure um médico especialista. ( Saiba mais como funciona o teste de gravide online aqui. )

Teste de gravidez de farmácia

Esse modelo de teste é para ser realizado no conforto de sua casa e pode ser adquirido em qualquer boa farmácia. Médicos dizem que sua chance de estar correto está entre 95 ou 99%, mas para isso devem se ter algumas precauções: o teste tem de estar dentro da validade, a mulher deve seguir todas as orientações da bula e ele deve ser realizado apenas algum tempo depois do atraso da menstruação. Esse tipo de teste funciona detectando a presença de hCG – um hormônio secretado pela placenta – na urina. Quando feito de forma errada, o teste pode oferecer um resultado falso negativo. Como na urina a presença de hCG é muito baixa nas primeiras semanas, é mais confiável fazer o teste através do exame de sangue, que detecta a gravidez mesmo antes do atraso menstrual.

Vale lembrar que não é apenas o atraso menstrual que indica gravidez, até porque ele pode ser um sintoma de diversas outras condições, como estresse, má nutrição e ansiedade. Caso você tenha decidido de uma vez procurar um ginecologista e expor sua situação, ele irá te fornecer um pedido para realização de um exame de sangue. ( Saiba mais sobre o teste de farmácia e conheça também o teste de farmácia Grav Test. )

Teste por exame de sangue

Assim que o embrião se instala no útero, a placenta começa a secretar um hormônio responsável por dezenas de modificações no corpo feminino. Chamado Beta-HCG, esse hormônio pode ser percebido na urina, em menores quantidades, e também no sangue. Esse é o exame considerado 100% confiável pelos médicos. Muitas mulheres apresentam dúvidas na leitura dos resultados das informações do exame Beta-HCG, mas a informação mais importante é apenas se ele é “positivo” ou “negativo” – mesmo assim, se tiver dúvidas, converse com seu médico e ele decifrará as informações para você. Ele deve ser feito se a menstruação atrasar mais de 15 dias. ( Saiba mais sobre o exame Beta HCG. )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *