A gravidez é um momento marcado por mudanças físicas e emocionais, e a alimentação precisa estar de acordo para nutrir não apenas seu corpo, mas dar suporte ao pequeno ser humano que está crescendo em seu útero. Essa grande responsabilidade pode parecer bastante assustadora a princípio, mas tudo que a gestação requer é uma alimentação saudável e balanceada, assim como a que todas as pessoas já deveriam praticar. Lendo esse artigo, saiba um pouco mais sobre a alimentação na gravidez.

Dieta para gestante

Saiba quais alimentos a gestante deve consumir para nutrir devidamente a si própria, como também nutrir a nova vida que se forma dentro dela. Confira simples dicas que irão ajudar a ter uma alimentação mais saudável durante o período de sua gestação.

Dieta para gestante
Vários sãos os cuidados durante a gestação, e a alimentação não poderia ficar de fora confira dicas de dieta para gestante, e que comer e como.

Comer por dois?

Esse é um mito comum durante a gestação e pode ocasionar excessivo ganho de peso durante os nove meses. O ideal é que se consuma 300 calorias a mais, que essa quantidade é perfeitamente aceitável para sustentar o desenvolvimento e a manutenção da saúde do futuro bebê.

Divida as refeições

Entre os sintomas comuns da gravidez estão os enjoos, a queda de pressão e a azia. Esses sintomas podem ser aliviados se você preferir dividir as refeições e comer em pequenos intervalos de tempo. Isso garantirá que seu estômago não fique vazio por muito tempo, e garantirá que você não fique com muita fome até a próxima refeição.

Beba muita água

A água é essencial para o corpo humano, mesmo quando ele está em menor escala. A água é importante para o organismo funcionar de forma equilibrada, promover comunicação entre as células, garantir a fluidez do sangue e sua boa circulação, além de remover o excesso de líquido bem característico dessa época.

Equilíbrio

Assim como em qualquer dieta saudável, a alimentação seguida por qualquer gestante precisa oferecer equilíbrio entre macronutrientes, proteínas, gorduras e carboidratos; e micronutrientes, vitaminas e sais minerais, e na dieta para gestante não e diferente. É importante consumir ao menos duas porções de frutas por dia e caprichar nas verduras e legumes. O cálcio é importantíssimo, mas como o leite animal tem grande quantidade de colesterol, você pode consegui-lo através do leite desnatado ou de soja. Certos vegetais também são ricos no mineral.

Dieta para gestantes
Fique de olho em sua alimentação durante sua gestação pois ele e de suma importância para a saúde do bebê.

Suplementação

Nem sempre é possível atingir toda a cota de determinadas substâncias importantes para o bebê, então a melhor solução nesse caso é tomar um multivitamínico receitado pelo obstetra. Ele pode conter ferro, para evitar a anemia, e ácido fólico, especialmente importante na formação do tubo neural do bebê.

Alimentos proibidos

Alguns alimentos trazem risco de contaminação, que pode ser transferida de forma congênita para o feto e trazer problemas de desenvolvimento. É o caso de alimentos com ovos crus, como maionese e massa de bolo, que pode transmitir Salmonela. Carnes cruas ou mal passadas e vegetais mal lavados trazem o risco da Toxoplasmose. Leite não pasteurizado, puro ou usado em queijos, pode trazer a bactéria que causa Listeriose. Alimentos que contém cafeína (café, chocolate, refrigerantes de cola) devem ser evitados, já que esse ativo pode ser responsável por um aborto espontâneo. Peixes que vivem em águas profundas têm grandes riscos de conterem doses de mercúrio, que fica no organismo por até um ano. Bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas nem é preciso comentar sobre seus males para o bebê, certo?

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