Diarréia na Gravidez

Complicações intestinais, como a diarréia ou prisão de ventre, podem acontecer e te incomodar durante a gestação. A questão é, por que esses sintomas aparecem? Podem causar algum mal ao bebê? Hoje falaremos um pouco mais sobre esses desarranjos digestivos e o que eles podem significar.

Sintoma comum

Não tão citada quanto a prisão de ventre, a diarréia no primeiro trimestre ou finalzinho da gravidez é sim um sintoma comum. Quando ela acontece no primeiro trimestre pode ser resultado de uma série de causas, mas se ocorre quase na hora do parto, costuma ser porque o útero está pressionando o intestino.

Diarréia na Gravidez

Fique atenda aos sintomas mais comuns da diarréia na gravidez.

Possíveis causas da diarréia na gravidez

Variação hormonal – Se você já experimentou diarréia durante a menstruação, pode ter uma ideia de como a variação hormonal pode causar esse incômodo.
Mudanças na dieta – Talvez você tenha alguma intolerância, como à lactose, ou tentou variar na alimentação e acabou consumindo algo que não caiu muito bem.

Intoxicação – Consumo de alimentos de origem desconhecida ou contaminados durante a sua manipulação podem causar uma grave intoxicação gastrointestinal.

Infecção – Seu sistema imunológico está debilitado, o que pode significar a contração infecções como uma gripe até ter uma infecção causada por um parasita intestinal.

Complicações

As complicações de ter diarréia por vários dias seguidos ou evacuar fezes líquidas mais de três vezes por dia é que haverá deficiência na absorção de água e nutrientes, necessários para você e seu futuro bebê. A falta de absorção de água leva à desidratação, que se não for tratada, pode provocar aborto espontâneo ou parto prematuro, dependendo do seu estágio de gestação.

Como evitar e tratar

Diarréia na Gravidez

Procure evitar passar por isso, seguindo as dicas abaixo descritas.

Para evitar

  • Evite sobras de alimentos pois seu trato intestinal estará sensibilizado
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia
  • Beba apenas água filtrada e fervida, ou água de coco, ou suco de frutas
  • Evites alimentos muito gordurosos, frutas secas, leite e alimentos muito temperados
  • Só consuma suplementos alimentares receitados pelo seu obstetra ou nutricionista

Para tratar

  • Coma alimentos leves, como: arroz cozido com cenoura, torradas sem nada, vitaminas de frutas (principalmente goiaba vermelha)
  • Faça soro caseiro – em um copo de água, misture uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de limão – e beba durante o dia
  • Misture duas colheres de chá de maisena, suco de meio limão e meio copo de água mineral para beber
  • Coma bananas, carnes magras (como frango e peru sem pele) e purê de maçã

Saiba mais sobre como fazer uma boa alimentação durante a gravidez.

Quando procurar o médico?

O médico deve ser procurado em três hipóteses. A primeira é quando se evacua líquido por mais de dois dias, mesmo após a mudança de hábitos para tentar tratá-la. A segunda é evacuação líquida mais de três vezes por dia – que, assim como no primeiro caso, pode causar desidratação e afetar o bebê. Em último caso, é se houver o aparecimento de outros sintomas, como náusea, vômitos, dores abdominais ou você tenha experimentado prisão de ventre por um longo período e depois comece a ter diarréia. Não se esqueça que sua saúde depende de um bom funcionamento intestinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *