Como Secar o Leite Materno: Medicamentos e Muito +

Geralmente a busca costuma ser o contrário, para aumentar a produção do leite, mas é chegado um momento que, eventualmente, é preciso ir substituindo a alimentação da criança ou ela própria deixará de querer mamar. O desmame incorreto pode gerar muita dor nos seios e sentimentos de inadequação e tristeza, fazendo com que acabe sendo muito difícil. Se esse for o seu caso, talvez você queira dar uma olhada nas dicas que separamos a seguir.

Como secar o leite materno naturalmente

Bom você já amamentou e agora está na hora de desmamar o bebê? Porém algumas mães ainda possuem uma grande produção de leite, e necessita secar o leite materno, para isso separas algumas simples dicas para lhe ajudar:

Como secar o leite materno

Como secar o leite materno naturalmente, sem o uso de medicamentos.



Quando é a hora certa?
Em alguns casos, o leite seca sozinho quando o bebê deixa de necessitar dele. Em outros, não é assim tão simples. Nos seis primeiros meses, é ideal que o bebê só tenha o leite por alimento. Depois dessa fase, podem ir sendo introduzidos outros alimentos em sua dieta, como a papinha para bebê.

Procure o pediatra
Antes de qualquer coisa, procure o pediatra de seu filho. Ele irá garantir que seu filho esteja recebendo uma alimentação adequada, com refeições nutritivas e saborosas. O desmame repentino gerará insegurança no bebê, que pode se recusar a comer outros alimentos.

Fale com seu ginecologista
Só ele poderá receitar medicamentos, se for o caso, para parar com a lactação. Existem remédios específicos para isso, que reduzem a quantidade de prolactina, o hormônio da produção de leite, e fazem com que ele seque gradualmente. Converse com ele também se estiver sentindo dores nos seios, pois ele poderá te indicar um antiinflamatório para isso.

Faça um desmame gradual
Essa é a forma mais saudável, para você e para o bebê. O desmame gradual garantirá que haja cada vez menos estímulos nas mamas, fazendo com que elas produzam menos leite e não tenham inchaço e dor, além de não prejudicar o bebê. Comece substituindo duas refeições por dia e vá aumentando gradualmente ao longo de algumas semanas até parar completamente de oferecer as mamas.

Não estimule os seios
Evite ao máximo os estímulos aos seios, como o uso de bombas elétricas, compressas quentes, sutiãs muito apertados ou até mesmo seu bebê ficar sugando o mamilo sem estar se alimentando. Se você já tinha o hábito de ordenhar o leite com frequência ou ainda sente muito desconforto pela quantidade de leite em seus seios, experimente diminuir a frequência gradualmente: na primeira semana, bombeie a cada quatro horas por cinco minutos; na segunda a cada seis por quatro minutos e apartir daí, apenas o suficiente para aliviar o desconforto.

Faça compressas frias
Enquanto o calor estimula a liberação do leite, o frio faz o contrário. Faça compressas frias por quinze minutos, evitando o contato do gelo com a pele para não gerar queimaduras por frio. Algumas receitas caseiras sugerem colocar folhas de verduras refrigeradas nos sutiãs, mas isso é pouco higiênico e pode incomodar. Melhor que isso é utilizar um pano macio molhado em água gelada.

Use absorventes para seios
Esses pequenos absorventes ficarão dentro dos sutiãs e evitaram que o leite vaze, gerando constrangimento e sujando as roupas. Além disso, eles impedem o atrito do mamilo com as roupas e evitam o estímulo dos mesmos.

Medicamento para secar leite materno

Medicamento para secar leite materno

Medicamento para secar leite materno

Esse método deve seguir todos o pré-requisitos do anterior, não esqueça de procurar seu médico antes de consumir qualquer tipo de auto-medicação.

Medicamentos que contenha analgésicos ibuprofeno ou ate mesmo paracetamol, um desses e você já vai notar a redução da mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *