Ciclo Menstrual: Fases, Hormônios e Como Funciona

Para quem quer engravidar ou apenas quer conhecer melhor o próprio corpo, entender como funciona o ciclo menstrual é essencial, já que os diferentes processos fisiológicos que ocorrem têm diferentes impactos sobre o funcionamento do organismo. Esse artigo falará um pouco mais sobre o funcionamento do ciclo menstrual, suas fases e hormônios que atuam nele.

Ciclo menstrual

Ciclo menstrual

Hormônios importantes do clico menstrual

O ciclo menstrual é governado pelos hormônios sexuais, que são substâncias produzidas por diferentes glândulas e que funcionam como mensageiros químicos, regulando, estimulando ou inibindo alguma função. No ciclo menstrual, temos cinco hormônios agindo:

GnRh – Produzido pelo hipotálamo, uma estrutura que fica no cérebro, esse hormônio é responsável por iniciar todo o processo e se chama hormônio liberador de gonadotropina. Ele é levado até a hipófise e estimula a produção de FSH, o hormônio estimulante de folículos.

FSH – Da hipófise, esse hormônio vai para os ovários estimular a produção de estrogênio e o amadurecimento dos folículos ovarianos, fazendo com que um deles se desenvolva mais e se torne dominante sobre os outros.

LH – O hormônio luteinizante faz com que a liberação do óvulo aconteça, rompendo o folículo que eventualmente se transforma em um corpo lúteo.

Estrogênio – O colo do útero geralmente produz um muco espesso que impede a entrada de espermatozóides. Entretanto, pode-se reparar que durante a ovulação ele muda de consistência: isso é para facilitar a mobilidade do espermatozóide.

Progesterona – Produzida pelo corpo lúteo, esse hormônio faz a camada interna do útero se tornar mais espessa e vascularizada, e ainda faz o muco cervical voltar a ser impenetrável. Saiba mais sobre o que é progesterona e quais seus sintomas.

Fases do ciclo menstrual

Oficialmente, o ciclo menstrual se divide em duas fases: folicular, contando os primeiros 14 dias, e lútea, contando os últimos 14 dias, em um ciclo de vinte e oito dias. Entretanto, para fins educativos, vamos explicar melhor de acordo com o que está acontecendo.

Ciclo menstrual tabela

Tabela explicativa sobre o ciclo menstrual.

Início do ciclo – O ciclo se inicia com cada nova menstruação, e nesse período há uma queda dos hormônios que sustentavam o endométrio. Sem sangue para irrigá-lo, ele desaba e sai pela vagina junto com secreções e o óvulo não fecundado.

Pós menstruação – Agora o corpo pretende reiniciar toda a produção, então é nesse período que os hormônios começam a ser liberados. O folículo ovariano se desenvolve com a liberação de FSH e se torne o possível candidato a ser fertilizado depois de liberado.

Período fértil – A alta do hormônio LH faz com que o óvulo finalmente seja liberado, sendo levado pelos movimentos das “franjas” dentro das trompas até o útero, para ser fertilizado por um espermatozóide. Essa é a fase mais importante para quem quer engravidar, já que o óvulo costuma ser fertilizado por um esperma que já estava no útero.

Fase lútea – Na fase lútea o folículo começa a se transformar em um aglomerado de células que produz testosterona, espessando a camada interna uterina e preparando o corpo para a implantação do embrião.

TPM – Se não ocorre a fecundação, é chegada a hora da temida Tensão Pré Menstrual: a queda e desequilíbrio hormonais podem trazer dor de cabeça e mal humor, sendo que em breve o endométrio deixará o corpo na forma de menstruação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *