Contar o tempo de gravidez pode ser uma situação complicada: Os médicos contam em semanas e trimestres, mas é mais comum as pessoas falarem em semanas. Como fazer o cálculo para converter esses dados? Qual será a data aproximada do nascimento? Existe uma ferramenta para ajudar nesses cálculos? Para a alegria de todos, existe sim e são conhecidas como calculadoras gestacionais, ou calculadoras de gravidez.

Calculadora Gestacional
Calculadora Gestacional

Os médicos contam em semanas e trimestres por dois motivos: é muito difícil descobrir qual o dia exato da concepção, que é o dia em que ouve fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Dessa maneira, a contagem começa a ser realizada a partir da última menstruação, e quando se completam 40 semanas acontece o nascimento. A gestação tem dezenas de fases específicas, mas para melhorar o cuidado e tratamento, ela também é dividida em trimestres para que isso seja mais fácil. Por exemplo, o primeiro trimestre costuma ser muito desconfortável, pois é quando aparecem uma série de sintomas como enjôos, náuseas, cansaço, inchaço abdominal, dores de cabeça, etc. Já no segundo trimestre costuma ser mais tranquilo, e o terceiro é o mais delicado, quando começam as preparações para a vinda do bebê e o corpo já está pesado por conta do acréscimo de peso e a mobilidade é reduzida.

Calculadora Gestacional Dor Nas Costas
Calculadora Gestacional Dor Nas Costas

Quando não se sabe nem a data da última menstruação, nem se tem ideia de que dia ocorreu a concepção, pode-se realizar um ultrassom, que medirá o tamanho do saco gestacional e diagnosticará quanto tempo a gravidez já tem. Para usar a calculadora gestacional, é preciso saber ao menos a data de sua última menstruação. Ao mesmo tempo em que elas te darão a data provável do nascimento, outras podem converter semanas em meses e vice versa.

Calculadora Gestacional

Informe os campos abaixo para ter mais detalhes da sua gestação.

[Inserir calculadora]

Se o que você deseja saber é o dia da concepção, o ideal é que saiba com exatidão seu período fértil. Ele costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual, então se você tem um ciclo regular, conte duas semanas a partir de sua última menstruação e marque no calendário os dias em que teve relações desprotegidas.

Esse tipo de ferramenta faz com que a gravidez seja um evento mais facilmente manejável, já que ainda há muita insegurança e dúvidas, principalmente se este for seu primeiro filho. Para que pais de primeira viagem garantam a tranquilidade antes de terem um bebê nos braços, o essencial é que procurem se informar através de livros, da internet e com profissionais de saúde sobre como funciona a gravidez, quais os sintomas possíveis, como será o parto, quais as primeiras necessidades de um bebê, etc.

Quando a idade gestacional chega à trigésima sétima semana é importante saber e ficar de olho nos sintomas do trabalho de parto, pois está se aproximando o momento do nascimento. Caso seu parto seja uma cesariana, aproveite esse momento para planejar coisas como a mala da maternidade e lavar as roupas do bebê, e se for parto natural, prepare-se para receber a visita de seu filho em breve!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

NO COMMENTS

Leave a Reply