Poucas gestantes sabem antes de dar à luz, mas a amamentação pode se tornar uma verdadeira luta. A pega incorreta da boca do bebê muitas vezes pode ocasionar ferimentos e rachaduras nos mamilos, além de provocar dor e desconforto. Outro fator que contribui para a utilização de bicos de silicone é ter mamilos invertidos ou planos, que pelo fator anatômico, dificultam a amamentação. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

 

Bico de Silicone para Amamentação
Recomenda-se o uso do bico de silicone para amamentação, apenas para mães que tem um formata de mamilo que dificulte a amamentação do bebê ou sente dores ao amamentar, caso contrário o bico não e uma solução muito prática e benéfica.

O que são mamilos planos ou invertidos?

Antes da gestação, poucas pessoas descobrem que existem diferentes tipos de mamilos. Enquanto o normal se projeta da aréola, o pseudoinvertido só faz isso se for estimulado. Se você pressionar a aréola com o indicador e o dedão e o mamilo não fizer nada, é do tipo plano. Quando ele se vira para dentro, como o umbigo, por exemplo, é do tipo invertido. Esses dois últimos tipos dificultam a amamentação, mas não existe um tipo “certo” de mamilo para amamentar.

Bico de silicone para amamentação?

Os bicos de silicones são acessórios para amamentação feitos de silicone que agem cobrindo o mamilo e têm uma ponta projetada que fica dentro da boca do bebê. Para cada uso, precisam estar esterilizados.

Quando usar o bico de silicone?

Mesmo com a ajuda de profissionais em amamentação, se a pega do bebê continuar errada e causar forte dor durante o aleitamento é provável que seja necessário usar bicos de silicone. Quem tem bicos planos ou invertidos não necessariamente não conseguirá amamentar, mas às vezes o uso do acessório é o único meio. Por causada pega errada da boca do bebê, a sucção feita por ele poderá gerar ferimentos nos mamilos, que podem ser protegidos também com os bicos de silicone.

Quando não usar?

Se você tem um bico do seio normal e livre de problemas, o uso do bico de silicone acostumará o bebê ao seu uso, levando-o a rejeitar o seio sem o seu uso.

Aspectos negativos do uso do acessório

  • O bebê rejeitará a amamentação normal, por ter se acostumado;
  • Faltará a estimulação das glândulas mamárias pela boca do bebê, podendo diminuir o fluxo de leite;
  • É uma solução temporária no caso de pega incorreta;
  • É trabalhoso fazer e manter a limpeza dos bicos;
  • Amamentar em público se torna mais complicado.

Quem precisa mesmo usar

Quando todos os possíveis recursos forem testados e não oferecerem uma solução, é preferível usar o bico de silicone a não amamentar. Embora a orientação profissional seja imprescindível nessa hora, além de uma extensa munição de paciência para fazer várias tentativas, às vezes o bico de silicone pode ser a única alternativa para algumas mães, mesmo após tentar utilizar conchas para amamentação e outros métodos para extrair o bico do seio de modo a facilitar o aleitamento de seu filho. Nesse caso, é imprescindível que elas não se sintam diminuídas por não conseguir amamentar de outra forma, recebendo apoio do obstetra, do pediatra de seu filho e ainda de sua família.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

NO COMMENTS

Leave a Reply