Bebê Recém Nascido: Dicas e Fotos

Por mais desejado que seja um filho, pais de primeira viagem podem se sentir sobrecarregados com todas as novas informações que tem que aprender em um curto espaço de tempo para cuidar do novo membro da família. Alguns cuidados, mesmo básicos, podem ser esquecidos e mesmo que errar seja humano, é possível melhorar através da prática. Quer saber mais sobre como cuidar de um bebê recém nascido? Continue lendo.

Dicas e cuidados com o bebê recém nascido

Dúvidas são muito comuns para pais de primeira viagem, dentre essas dúvidas é comum aparecer algumas referente a alimentação do recém nascido, como e com o que limpar o umbigo do bebê, e como lidar com essa vida tão pequenas que está em suas mãos, a forma correta de dar banho e secar o pequeno, esclareça abaixo suas principais dúvidas.

Bebê recém nascido

Você sabe quais os principais cuidados com um bebê recém nascido? Confira dicas e cuidados para o seu bebê.

Alimentação

Esse tópico requer pouco pensamento: a alimentação ideal para o bebê, desde que nasce até pelo menos um ano, será o leite materno. Entretanto, existem situações em que não é possível amamentar, como, por exemplo, quando não se produz leite suficiente, se estiver com os mamilos muito machucados, entre outros. Nesse caso, existem duas alternativas para alimentar seu bebê. A primeira é o leite artificial, geralmente receitado pelo pediatra, e ir testando diferentes marcas até achar a qual seu bebê melhor se adapta, por exemplo o aptamil que já tratamos anteriormente. A segunda alternativa é procurar um dos postos de doação de leite humano, onde quem produz muito leite pode fazer doações para quem produz pouco ou nenhum leite.

Umbigo

Embora possa parecer assustador tratar dessa pequena lesão, a orientação básica dada pelos médicos é limpar três vezes por dia com álcool 70% ou quando o coto umbilical apresentar secreção. E pode ser surpresa para os pais, mas a limpeza não causa dor ao bebê. Depois da queda do coto, a limpeza deve continuar a mesma. Em caso de presença de secreção purulenta, vermelhidão ou caso haja inchaço deve-se procurar o pediatra, já que pode ser uma infecção.

Higiene

Para manipular a criança, alimentá-la ou dar remédios, é preciso sempre lavar as mãos. Manter a higiene do próprio bebê deve ser feito com delicadeza, com produtos próprios para isso. O banho deve estar a 37º C, medido com um termômetro, e você encontrará mais facilidade se trabalhar com uma mão sob a cabeça do bebê e a outra lavando seu corpinho. Tenha certeza de secar o bebê totalmente com uma toalha macia e limpe-o bem a cada troca de fraldas.

Bebê recém nascido

Esses e outros cuidados são muito importantes para a saúde da criança.

Triagem Neonatal

Para garantir a saúde do bebê existem diversos exames chamados de triagem neonatal. Eles devem ser feitos, geralmente, em pouco tempo depois do nascimento e servem para diagnosticar possíveis problemas na criança. O teste do pezinho é o mais conhecido, no qual uma pequena amostra do sangue do calcanhar é recolhida, mas ainda existe o teste da orelhinha, que detecta perda auditiva, o teste do olhinho, que diagnostica obstruções no eixo ocular, o da linguinha, para identificar a língua presa, e o do coraçãozinho, para diagnosticar e tratar cardiopatias. Todos eles são muito importantes, ainda mais quando há casos na família de alguma das doenças passíveis de serem diagnosticada. Em caso de dúvida, se alguns dos testes não forem realizados gratuitamente no seu estado, você pode perguntar ao pediatra quais destes exames serão mais importantes para seu filho.

O mais importante, acima de tudo, é manter a calma. Sempre é possível pedir à sua família que te ajude a cuidar do pequeno, e muitas coisas você aprenderá durante essa jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *