Barriga de Grávida: Mês a Mês da Gestação

Para quem está grávida, a preocupação sempre fica em torno da barriga. Afinal, é ali que ficará alojado o novo ser que está se formando. A gravidez é um momento especial para aquelas que desejam ser mães, e cada semana traz consigo uma mudança diferente no seu corpo e no desenvolvimento do futuro bebê.

Falaremos um pouco sobre o crescimento da barriga durante a gestação, uma das principais dúvidas das futuras mães quando encaram a sua primeira gravidez. Não é preciso se preocupar muito com o aparecimento da barriga, já que o útero pode ficar em diferentes posições dentro do corpo e é ele que determina o crescimento abdominal.

Confira a evolução da barriga de grávida

Acompanhar o crescimento da barriga e a forma que a mesma vai ganhando ao passar dos meses e espetacular, são diferentes formas e sintomas ao longo dos 9 meses de gestação, e descrevemos ela em cada um dos meses, confira:

Barriga de Gravida Mês a Mês

Barriga de Gravida Mês a Mês

Primeiro mês

Quase ninguém sabe da gravidez, talvez até nem você. Ainda não há barriga, mas os enjôos matinais e vômitos podem ter começado, fazendo você desconfiar de uma possível gestação, antes mesmo de você notar o atraso da menstruação. Ainda não há barriga, mas é comum surgir um pouco de inchaço abdominal, como se fosse TPM.

1Segundo mês

É quando a maioria das gestantes descobre sua gravidez: é hora de procurar o obstetra e começar a fazer o pré-natal. Algumas mulheres têm o ciclo menstrual bastante irregular e podem demorar um pouco mais para descobrir.

Terceiro mês

A barriga começa a endurecer e a gestante começa a observar as mudanças no corpo. Está quase na hora de saber o sexo do bebê e já é hora de começar a planejar o quarto da criança, seu nome, etc. Apartir desse momento diminui e muito a chance de aborto espontâneo. Acredita-se que 20% das gravidezes terminem assim.

Quarto mês

A barriga começa a tomar formas arredondadas, e pessoas observadoras poderão notar sua gravidez. O tamanho do bebê já pode ser calculado.

Quinto mês

É provável que agora seja impossível esconder a gravidez se usar roupas justas demais. A barriga ganha formas definitivamente arredondadas e já é possível detectar o sexo do bebe através de um ultrassom.

Sexto mês

A barriga cresce muito, pois o ritmo de crescimento do feto é acelerado nesse estágio. Hora de começar a cuidar muito da pele para prevenir o aparecimento das indesejadas estrias. Aplique óleo de amêndoas nos seios, evitando as auréolas, e na barriga, em movimentos circulares.

Sétimo mês

O bebê se mexe e você nota tanto dentro de você quando no exterior da barriga. É importante observar o bebê se movendo, pois quando ele fica parado muito tempo pode significar uma gravidez de risco.

Oitavo mês

Calma que mesmo enorme, a barriga ainda pode crescer mais. O espaço diminui cada vez mais com o crescimento do bebê e o útero pressiona o diafragma, podendo causar falta de ar e problemas digestivos na gestante.

Nono e último mês

Chegou a hora do nascimento! Agora é só contar os dias para ter seu bebê em seus braços. É hora de preparar a mala para levar para a maternidade e manter-se alerta para os sintomas de que o parto se aproxima. Evite ficar sozinha ou tenha sempre um celular em mãos, para pedir ajuda na hora que identificar as contrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *